A Grande Retina

Em 2007 fiz a capa da revista Sociedade Radioativa número 14. Eu estava cheio de influências de capas das Pulp Magazines americanas. Estava louco pra produzir alguma coisa com aquele clima, capas estranhas, com cenas impossíveis que deviam fazer a cabeça de quem via e acabava comprando. Pra capa da Sociedade eu estava pensando em cenas de fim de mundo no estilo Pulp. Fiz vários esboços, inclusive um que mostrava as pessoas correndo pelas ruas, pânico geral e tal. No fim ficou assim:

Capa da revista Sociedade Radioativa, 2007, número 14

O resultado ficou bem diferente do que eu tinha em mente e bem mais surpreendente…um olho no céu, a cobra que morde o próprio rabo…uma aparição no céu! Animal, atingi o objetivo. Não encontrei muitas capas estilo Pulp pra me inspirar então eu meio que segui o instinto. Segui desenhando guiado por aquele “clima” das capas que eu curtia.

Eu não fazia idéia (meu Deus!) que dois anos depois, em finais de 2009 eu ia encontrar uma capa quase idêntica!! Navegando de um blog a outro segui um link pra um site com várias capas de livros antigas, fui descendo com a barra de rolagem e vi a capa:



The Big Eye, publicado em 1949, livro de Max Ehrlich escritor de ficção-científica. Não tenho nenhuma informação sobre o ilustrador. A similaridade com a minha ilustração de 2007 é inacreditável, um olho no céu, a cidade abaixo e pessoas chocadas, tudo muito parecido com a minha idéia que na época era original. Só Carl Jung poderia explicar… Inconsciente coletivo,  reencarnação, viagem no tempo?

É claro que eu fui atrás do livro. Tem pra vender no E-bay e no amazon.com está esgotado mas é possível comprar usado. No Brasil ele foi publicado em 1950 pela Editora Mérito com o nome de A Grande Retina, mas sem aquela capa genial.

A Grande Retina, tradução do livro 'The Big Eye'

Encontrei A Grande Retina num sebo por 4 reais. Terminei de ler o livro há algumas semanas. É óbvio que eu não vou contar o final, mas eu te digo: um olho realmente aparece no céu!

PS: tente achar o livro na banca do seu Donato

Deixe um comentário

